Postagem em destaque

CÂMARA EXTERNA - ROSACRUZ

sexta-feira, 6 de julho de 2018

QUAL É A MELHOR DEFINIÇÃO PARA A PALAVRA “ESOTERISMO”?


QUAL É A MELHOR DEFINIÇÃO PARA A PALAVRA “ESOTERISMO”?

Por definição, a palavra esoterismo designa o conhecimento dos Mistérios, no sentido tradicional que damos a essa expressão. Em outras palavras, refere-se ao estudo das leis divinas que se manifestam no universo, na natureza e na humanidade.

É o oposto de exoterismo – que está relacionado aos dogmas e às crenças ensinados pelas religiões às massas – assim, o esoterismo mantem relação com a gnose que os iniciados tem transmitido de forma ininterrupta ao longo das eras.

A AMORC lamenta que a palavra ESOTERISMO tem sido depreciada ao longo dos últimos anos, particularmente por parte de instituições pseudo-esotéricas que acabam transformando a sabedoria universal em novas formas de caricaturas dogmáticas.

Com isso, fez com que a palavra “misticismo”, infelizmente, tenha adquirido uma conotação negativa, em alguns meios. O termo “misticismo” vem do grego Mystikos e refere-se ao estudo dos mistérios da vida. Em última análise, o termo misticismo se traduz como o melhor sinônimo para a palavra “esoterismo.
Trecho do livro rosacruz, “A Ordem Rosacruz: Perguntas e Respostas”


Nenhum comentário:

Postar um comentário