A ROSA CRUZ HERMÉTICA
A Rosa Cruz Hermética, é um símbolo antiquíssimo de estudo hermético . Assim como a Árvore da Vida (cabala) a Rosa Cruz Hermética é estudada por muitos filósofos, alquimistas, e por quase todas as Ordens herméticas do mundo.
Em seu total é a figura de uma grande cruz que representa a entrada do homem no processo reencarnatório, na matéria, chamado de Crucificação. Bem em seu centro está o ponto da Unidade de onde tudo partiu. Podemos considerar este ponto como a Mônada individual, Deus em nós como origem de tudo o que somos.
Um primor de simbolismo esotérico, ela nos mostra também duas cruzes. A menor, no centro, representa o homem, ou o Microcosmo, sendo o ponto central de uma Rosa ainda maior no coração da principal, que por sua vez simboliza o Macrocosmo.
Enfim, dentre outros tantos simbolismos herméticos nela contidos, lembra ao homem que Deus, O Altíssimo, colocou no coração de cada criatura humana a semente de uma Rosa Espiritual que, à semelhança da flor que se nutre com os raios vivificantes do sol, também deverá ser nutrida pela Divina Luz e pelo solo abençoado do verdadeiro conhecimento para, enfim, plenamente desabrochar.
...Os significados e a importância da Rosa Cruz Hermética são tantos que até hoje tenta-se desvendar os mistérios que ela ainda tem por revelar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário