Postagem em destaque

CÂMARA EXTERNA - ROSACRUZ

domingo, 2 de março de 2014

A PARAPSICOLOGIA E A MÍSTICA


A PARAPSICOLOGIA E A MÍSTICA


Por Silvino Alves da Silva Neto
Parapsicólogo. Psiquiatra. Pós-graduado em Parapsicologia
pelo Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas – IPPP.

Nós, que temos nos dedicado à Parapsicologia neste período de transição de início do século  XXI, sabemos das dificuldades encontradas por esta para afirmar-se como ciência. E temos convicção de que tais dificuldades ainda hão de perdurar por bastante tempo. Isto, não apenas devido ao fato de que os fenômenos paranormais, no passado, tenham estado associados a crenças e práticas supersticiosas, como também pelo motivo de que os ditos fenômenos são de tal natureza que sua pesquisa pelos métodos das ciências ortodoxas torna-se extremamente dificultosa.

Outro fator que impede o desenvolvimento da Parapsicologia é a falta de reconhecimento de sua importância, pela população geral.

A ação do parapsicólogo é exercida sobre o depositário - digamos assim - do fenômeno, que é o agente psi, ou paranormal, já que, na ausência deste último não ocorre o outro. O fato é que temos observado que o paranormal tem seus  dons  utilizados,  na mais das vezes em instituições religiosas. Quando não, o mesmo se utiliza de práticas adivinhatórias que encantam a imaginação popular, como a quiromancia, a cartomancia e outras, quase sempre com fins lucrativos, o que provoca a transformação da prática da paranormalidade em mistificação, muitas vezes com conseqüências funestas.

Uma prática ainda pior e que contribui ainda mais para o ceticismo da população e dos cientistas, é aquela adotada por pessoas que sequer possuem qualquer dom paranormal, mas se atribuem “poderes” especiais, mediante o uso de bolas de cristal, búzios, cartas, leitura de mão, etc. com que pretendem iludir os leigos e incautos, com a finalidade única de meio de vida.

Ao lado destes, temos ainda os que se utilizam de práticas fraudulentas para demonstrarem supostas habilidades paranormais de efeitos físicos.

É verdade que muitos paranormais utilizam seus dons fora do âmbito religioso, como os radiestesistas, os psicômetras e os clarividentes que localizam objetos e pessoas desaparecidas.

A verdade é que a fenomenologia paranormal ainda está por demais associada à religião e ao misticismo, e achamos improvável que essa situação mude, pelo menos nos próximos anos - ou décadas. 

Há uma tendência atual no sentido de explicar-se a fenomenologia paranormal de acordo com os postulados da Física Quântica. (Há uma corrente de parapsicólogos, inclusive, que vem tentando inserir a Parapsicologia no corpo da Psicologia, com a finalidade de torná-la mais aceitável pelas instituições de pesquisa, inclusive as Universidades).

Estamos no início do III milênio e assistimos a uma tendência das diversas áreas do conhecimento em convergirem para um ponto comum, de forma que as arestas existentes entre a Ciência e a Religião tenderão a desaparecer.

Queremos aqui enfatizar uma das atividades da Ordem Rosacruz, organização mística e fraternal, que é o Departamento de Pesquisas da Universidade Rosecroix, onde eminentes cientistas das mais diversas áreas realizam importantes experiências no Âmbito da paranormalidade. Vários dos resultados dessas pesquisas foram publicados na obra “O Homem: Alfa e Ômega da Criação”, em quatro tomos, que poderão ser adquiridos pelos que se interessarem.

Com relação ao IPPP, propomos uma nova postura para o futuro, incorporando a Transcendentologia ao seu campo de pesquisa, tornando assim, a questão da sobrevivência como mais um objeto de estudo da Parapsicologia.

Acreditamos que essa aproximação da Parapsicologia com a Mística só irá engrandecê-la, ao contrário do que muitos possam pensar. O Homem foi, é e será sempre religioso, porque, como afirmou Jung, “a alma já é, por natureza, religiosa”. 

COMPARTILHE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário