Postagem em destaque

CÂMARA EXTERNA - ROSACRUZ

domingo, 24 de abril de 2016

O TREM DO DESTINO - Masaharu Taniguchi



Por Masaharu Taniguchi

...Existe o princípio segundo o qual "manifesta-se aquilo em que se pensa".

A concretização daquilo que repetimos mentalmente compara-se ao seguinte fato: Quando vamos ao guichê da estação e proferimos o nome do local para onde queremos ir, é-nos entregue um bilhete , o nosso corpo se movimenta naturalmente para tomar o trem , e finalmente chegamos ao destino que expressamos em palavras.

Quando você pronuncia ou mentaliza uma palavra, está determinando o seu destino e comprando a passagem  do "trem do destino"

Fonte: Revista Fonte de Luz - SEICHO-NO-IE




ESTUDO DA CABALA (6ª semana) OS PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS DA CABALA

23 A 30/04/2016

OS 14 PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS DA CABALA

1. Não acredite numa única palavra do que ler. Teste todas as lições aprendidas
2. Existem Duas Realidades Básicas: nosso Mundo do 1% da Escuridão e o Mundo do 99% de Luz.
3. Tudo o que uma pessoa deseja na vida é Luz Espiritual!
4. O objetivo da vida é a transformação espiritual, passar de ser reativo para ser proativo.
5. No momento de nossa transformação, fazemos contato com o âmbito do Mundo do 99% da Luz!
6. Nunca - mas nunca mesmo - coloque a culpa em outras pessoas ou eventos externos.
7. Resistir aos novos impulsos reativos cria Luz Permanente.
8. O comportamento reativo gera faíscas intensas de Luz, mas deixa em seu rastro, por fim, a escuridão.
9. Os obstáculos são a nossa oportunidade de nos conectarmos com a Luz.
10. Quanto maior o obstáculo, maior a Luz em Potencial.
11. Quando os desafios parecem insuperáveis, injete certeza. A Luz está sempre presente!
12. Mudança interna verdadeira é criada através do poder de DNA das Letras Hebraicas.
13. Todas as características negativas que você identifica em outras pessoas são simplesmente um reflexo de suas próprias características negativas.  Somente consertando a si mesmo você pode mudar os outros.
14. Ama a teu próximo como a ti mesmo. Todo o resto é apenas comentário. Agora vá e aprenda!


1 - PRIMEIRO PRINCÍPIO ESPIRITUAL DA CABALA
           Não acredite numa única palavra do que ler. Teste todas as lições aprendidas

Foi dito que a Cabala pode abordar e responder a todas as antigas perguntas.
- Deus existe?
- Por que a vida é tão repleta de caos e dor?
- Por que estamos aqui?
- Como posso alcançar a plenitude ininterrupta em minha vida?
- Para onde vou?

Alguns dizem que a Cabala não é somente a Luz no fim do túnel, mas que é a Luz que queima e elimina o próprio túnel, abrindo dimensões completamente novas de sentido e percepção.

A Cabala pode nos dizer muitas coisas: como e por que o mundo começou; por que sempre retornamos aos nossos velhos hábitos negativos; por que sempre evitamos atividades que sabemos serem boas e benéficas para as nossas vidas; como injetar sentido e poder espiritual a cada momento que estamos despertos.

Por favor, teste cada lição. Aplique estes princípios em sua vida. Viva as lições, e veja se sua vida melhora. Respire as lições, e veja se o "ar" fica mais limpo. É, portanto, importante para todos nós atendermos ao preceito cabalístico que afirma: "Não há coerção na espiritualidade".

Em outras palavras, tem que existir sempre a intenção de humildade no ensinar! Por este motivo, não aceite estas lições cegamente. Tem que haver resultados tangíveis em sua experiência direta. Quando isto acontecer, você sentirá a Verdade da Cabala em seu corpo e em sua alma, e aí você virá a conhecer a Sabedoria dos mestre em seu coração.

A Sabedoria não tem que ser complexa, enfadonha e pesada. Na Cabala, afinal de contas, a Sabedoria é chamada de Luz!


COMPOSIÇÃO DA HUMANIDADE
Quem somos nós? Qual é a nossa composição básica? Qual é a nossa substância, a nossa essência, o centro do nosso ser? Qual o elemento essencial de que somos feitos? A Cabala nos define com uma palavra simples: Desejo!

Nós somos um Desejo da Luz Infinita! Somos um Desejo de Deus em movimento.

Quando a Cabala usa a palavra desejo para nos definir, não se trata de uma metáfora. o desejo é realmente a nossa qualidade essencial. o desejo é aquilo de que somos feitos. É a nossa essência. O desejo é o que nos move. é o que mexe conosco. Somos todos desejos ambulantes, constantemente buscando preencher nossos próprios anseios. Seu coração bate, seu sangue circula, seu corpo se move somente porque existe um desejo que busca ser preenchido.


De acordo com a Cabala, o desejo humano opera em três níveis:

NÍVEL UM
Estes desejos têm raiz no desejo animal. As necessidades, os quereres e os comportamentos aprendidos pela pessoa existem unicamente para gratificar esses impulsos primais. Pessoas do nível Um podem fazer uso do pensamento racional, como o fazem todos os seres humanos, mas com o propósito único de servir ao seu desejo animal. " Um servo nunca é mais do que seu mestre".

NÍVEL DOIS
Estes desejos são dirigidos a preencher impulsos que não são encontrados no reino animal, como honra, lealdade, poder, prestígio, e domínio sobre outras pessoas. As necessidades, e consequentemente, os pensamentos e ações dessas pessoas são dirigidos unicamente para a gratificação máxima desses desejos.

NÍVEL TRÊS
Há ainda outros desejos que são dirigidos principalmente para assuntos racionais. São orientados para gratificar ao máximo um desejo impulsionado intelectualmente. Estes são chamados desejos para si próprio.
Aguarde próxima semana -
 CONTINUAÇÃO 
DO PRIMEIRO PRINCÍPIO ESPIRITUAL DA CABALA 
Fonte: O Estudo da Cabala - Maria Diva Ogeda - SRC
Leia também, semanas anteriores - 1ª a 5ª semana



PORTAL DA CABALA Mini-Aula de Torá - Conexão (29/30) A Renovação

23/04  a 07/05/2016 
            Conexão da Semana: A Renovação
Atenção: a conexão abrange 2 porções da Torá, que regem as proximas 2 semanas. 
AO FINAL DO E-MAIL INSTRUÇÕES PARA OS QUE DESEJAREM REALIZAR AS CONEXÕES DOS 50 DIAS DO OMER.

A leitura da Torá dessa semana fala de episódios que acontecem após a morte dos filhos de Aarão. O texto fala muito de iniqüidades e não é por acaso que aqui é referenciado o dia máximo da expiação no calendário cabalístico: o dia do perdão. E assim aparece no texto:  “...e expiará por si, por sua casa e por toda a congregação.” Levítico 16:17

A mensagem mais importante que emana por trás do trecho desta semana está relacionada à possibilidade que temos de expiar nossas iniqüidades e, assim, re-começar a viver com um novo propósito.

Morrer sem perder a própria vida é uma das mais elevadas tarefas que um cabalista pode almejar.

Nessa semana nos concentramos em abandonar o que não serve mais. Desapegar dos excessos e acúmulos para transformar a vida naquilo que ela realmente é: uma grande benção.

Shalom!        
                                                                       
Atenção: acesse nosso site para se manter informado sobre cursos, rituais, livros e outras oportunidades de aprofundar no caminho da Cabala. 
A seguir a mini-aula desta semana.
[]s Ian Mecler.    


    Aguardem - novo estudo 
 Conexão 31 A Contração
INSTRUÇÕES PARA CONTAGEM DO OMER.

Ao anoitecer deste sábado, 23/04, contamos o 1º dia do Omer. São 50 (49 + 1) dias de grande refinamento e aprendizado.

Leremos um salmo a cada semana e diariamente teremos uma reflexão para fazer em meditação.

Para os que se interessam pela prática, serão postados os exercicios diariamente, sempre por volta das 18 Hs, na página Portal da Cabala no facebook.

Para a leitura do Salmo recomendo baixar o app gratuito de A Dieta da Cabala e, se possivel, ler o salmo várias vezes ao dia. 

Nos dias de rituais online (como a havdalá de hoje) faremos a conexão juntos.

Desejo um Pessach com grande despertar a todos!




PORTAL DA CABALA Mini-Aula de Torá - PESSACH - Festa da Páscoa Judaica

23/04/2016
  Conexão da Semana: A Travessia

Obs: Ao final deste e-mail colocamos instruções completas para quem desejar fazer ritual de Pessach em casa, começou no dia 22, acompanhando ritual on-line transmitido pelo Portal da Cabala a partir de 19:15 Hs.
                
Essa semana temos uma pausa na leitura da Torá, para celebrar um momento muito especial, deflagrado pela lua cheia de Áries, que aconteceu entre os dias 22 e 23 de Abril. Em termos astrológicos, o momento é exatamente o mesmo em que tivemos na Torá o relato do grande milagre da abertura do mar.

A Cabala explica que não se trata somente de algo que aconteceu ha 3.500 anos, mas de uma possibilidade, que se repete todos os anos, de removermos o poderoso Faraó que habita cada um de nós. É ele que nos mantém escravos de comportamentos circulares e repetitivos. Um ser que habita dentro de nós e que jamais se contenta, precisando se comparar com tudo e com todos.

Nessa semana ganhamos força extra para nos livrarmos dos mecanismos desse Faraó e realizar a travessia para uma nova existência. Mas para isso precisamos caminhar juntos, concentrados em trocar a reclamação pelo agradecimento, a crítica pelo elogio e o orgulho pela humildade.

Shalom!

Atenção: No dia 22 tivemos um ritual online precioso, já no dia 23 a noite, junto com ritual de fim de shabat,  começamos uma jornada de refinamento e desenvolvimento pessoal de 50 dias. As conexões serão postadas dia a dia na página do Portal da Cabala no facebook.

[]s Ian Mecler.




_____________________________________________________
1 - O simbolo principal
Na 6af e Sabado, 22 e 23/04, a noite estivemos celebrando o ritual de Pessach. Um importante movimento de introspecção é desejável.  A pergunta que nos deveríamos fazer é: "Onde está o Egito em minha vida?". Esse é um ponto chave.

2 - Restrição e Limpeza
 .A partir de 6af, dia 22/04, ate o dia 30/04 as 18 Hs, nos abstemos de comer pães e alimentos fermentados (bolos, massas, etc). Comemos matzá neste período.

. Na 6af pela manhã ou a tarde deveríamos acender um incenso e passá-lo por toda a nossa casa, para limpar energeticamente o ambiente.

. Um tzedacá (doação para os necessitados) no valor de 18,00 deve ser feito no cofre de sua casa. 18 é a guematria de Chai, vida. Assim, evocamos o poder da vida neste dia. Depois fale: "Ontem éramos escravos, agora nos tornamos livres".

3 - O ritual para quem vai passar em casa:
É bom que haja Matza e vinho a sua mesa. Procure ritualizar os alimentos e orar em agradecimento à refeição e a possibilidade de se libertar da escravidão.

Em nossa sala on-line teremos um ritual de shabat seguido de ritual de Pessach, a partir de 19:15 Hs. 

Transmitiremos on-line para todos que desejam ritualizar este momento.  Convide seus amigos de caminho, família, etc e acompanhe, ao vivo, este momento tão profundo de nossa tradição.

Para tal, entre pelo botão de "Rituais ao vivo" de nosso site, login: "seu nome", 1a senha: não preenche, 2a senha: "adonai"

Para os que quiserem acompanhar, se possível tenham um prato formado com:

Uma folha de alface, Matzá, uma batata cozida com sal, um ovo cozido (ou um pedaço de canela em pau), um pouco de compota ou geléia de frutas, uma erva forte (maror ou wassabi)  e Vinho Tinto (ou suco de uva), Também duas velas brancas..

Feliz Pessach a todos! (CHAG PESSACH SAMEACH)

[]s Ian Mecler.

DIA MUNDIAL DO LIVRO - 23 de abril







































sexta-feira, 22 de abril de 2016

DIA MUNDIAL DO PLANETA TERRA - Ecologia espiritual




















TRADICIONAL ORDEM MARTINISTA - TOM, ensinamentos e práticas


Os ensinamentos e práticas da Tradicional Ordem Martinista perpetuam os principais temas do esoterismo judaico-cristão, como:

O Grande Arquiteto do Universo
O Adam Kadmon
A Queda do Homem
As Origens da Criação
O Templo Universal
O Templo de Salomão
A Sophia
A Ciência dos Números
Os Mistérios da Kabbalah
O Significado Esotérico dos Evangelhos
Os Evangelhos Apócrifos
O Livro da Natureza
O Livro do Homem
A Missão Esotérica do Cristo (Ieschouah)
Ciclos da Humanidade
O Mundo Invisível
Angelologia
O Simbolismo Celestial
A Alquimia dos Sonhos
A Prece Mística ou Prece do Coração
A Reintegração dos Seres
O Misticismo de Jacob Boehme
O Simbolismo do Pantáculo etc.










ANIVERSÁRIO DE 60 ANOS DA ROSACRUZ GLP


Prezados Fratres e Sorores,
Saudações nas três pontas do nosso Sagrado Triângulo!

Nossa saudosa Soror Maria A. Moura, Grande Mestre In Memoriam, foi quem primeiro deu início à Saga Rosacruz em terras brasileiras. Ela projetou algumas das edificações do Bosque Rosacruz, a partir de 1960. Em seguida, o nosso prezado Frater Charles Vega Parucker, Grande Mestre 
In Memoriam, construiu o complexo composto de Centro Cultural, Museu, Biblioteca, Morada do Silêncio e reformou a gráfica, entre outras ações.


Nascia então o nosso tão querido Bosque Rosacruz com fé, amor e dedicação. Lentamente, entre 1961 e 1963, duas imponentes edificações em estilo egípcio foram aparecendo. Primeiro, surgiu a edificação que abrigou a Administração e que hoje serve também de sede para a Grande Heptada. Depois surgiu o Grande Templo, consagrado pelo Imperator Ralph Maxwell Lewis em 26 de setembro de 1964, por ocasião da I Convenção Rosacruz Nacional.

No dia 09 de maio a nossa Grande Loja completará 60 anos de existência com muitas realizações de natureza cultural e mística, sempre visando atender os membros de nossa Ordem e a comunidade para fazer a diferença para a mente e para a alma. Enriquecer-se de conhecimento, sobretudo quando o mesmo está vinculado a Busca Espiritual, é se preparar para uma grande aventura!

A Ordem continua crescendo com novas realizações como é o caso do novo edifício da Universidade Rose-Croix Internacional URCI, que abriga o Museu Egípcio e Rosacruz, a Biblioteca Alexandria, um Memorial e mais um espaço para eventos sociais. Um moderno estúdio de televisão, o Estúdio Edith Piaf de Áudio e Vídeo, e a sede da Ordem Guias do Graal OGG.



Prezado frater, prezada soror, na data em que comemoramos 60 anos de rosacrucianismo na Língua Portuguesa, peço que faça um recolhimento e procure visualizar a nossa Grande Loja sob a Egrégora Rosacruz recebendo as mais benéficas vibrações do Cósmico e, portanto, forte, atuante, pujante e desempenhando suas altruístas ações.

A Ordem Rosae Crucis tem, ao longo de sua existência, auxiliado centenas de buscadores da Luz Maior, na compreensão dos mistérios da vida e no despertar de seus poderes latentes, provendo o planeta com sua nobre missão.

Que assim seja!
Paz Profunda!

AMORC-GLP
Hélio de Moraes e Marques
GRANDE MESTRE