Postagem em destaque

CÂMARA EXTERNA - ROSACRUZ

domingo, 18 de setembro de 2016

PHI - 1,618 - A INCRÍVEL PROPORÇÃO ÁUREA


PHI - 1,618
A INCRÍVEL PROPORÇÃO ÁUREA

Desde que o homem começou a usar números para contar, sua observação deles fez com que aprendesse muitas coisas.
Com o passar do tempo, o seres humanos começam a notar que existia um número em especial que parecia estar em todos os lugares, como se ele fosse o número que determinasse as regras de mundo. Assim surgiu a proporção áurea ou  número de ouro, número áureo ou proporção de ouroPhi (fala-se Fi, não confundir com o número Pi  \scriptstyle{\pi} ), é uma constante real algébrica irracional  (1,618)  denotada pela letra grega  (PHI), em homenagem ao escultor Phidias (Fídias), que a teria utilizado para conceber o Parthenon, é  freqüentemente chamado razão de Phidias.

Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3a fileira e assim por diante. 


 E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral obedecendo à proporção de 1,618


O NÚMERO DA VIDA

A coisa mais incrível que envolve a proporção áurea é sua ligação com a vida, parece que tudo que vive no planeta Terra tem essa proporção em si. Basta observar o corpo humano para vê-la em várias partes.


·         A altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão.
·         A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça.
·         A medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax.
.         medirmos nossa perna e dividirmos o tamanho dela pela altura do joelho,
·         A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo.
·         O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta.
·         A medida da dobra central até a ponta dividido e da segunda dobra até a ponta.
Essas proporções anatômicas foram bem representadas pelo "Homem Vitruviano, obra de Leonardo Da Vinci.


SEQUÊNCIA FIBONACCI


A proporção áurea também aparece na mundialmente conhecida sequência de Fibonacci, assim quando aplicamos os dois juntos diversas formas do mundo podem ser encontradas, como a espiral de uma concha, nos furacões, no movimento da água, em quadros famosos e até mesmo no formato das galáxias, por isso essas duas coisas quase sempre andam juntas:


RETÂNGULO DE OURO 


Em geometria, o retângulo de ouro surge do processo de divisão em média e extrema razão, de Euclides. Ele é assim chamado porque ao dividir-se a base desse retângulo pela sua altura, obtêm-se o número de ouro 1,618.


PENTAGRAMA


Segmentos do pentagrama estão na proporção áurea, como mostra a figura. O pentagrama é obtido traçando-se as diagonais de um pentágono regular. O pentágono menor, formado pelas interseções das diagonais, está em proporção com o pentágono maior, de onde se originou o pentagrama. A razão entre as medidas dos lados dos dois pentágonos é igual ao quadrado da razão áurea.

VEGETAIS


 

·         Semente de girassol – A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais de sementes de um girassol é a razão áurea.
Folhas das Árvores – A proporção em que diminuem as folhas de uma árvore à medida que subimos de altura. Razão do crescimento de seus galhos.

ANIMAIS


 

·         População de abelhas – A proporção entre abelhas fêmeas e machos em qualquer colmeia.
·         Concha do caramujo Nautilus – A proporção em que cresce o raio do interior da concha desta espécie de caramujo
·         Outros – Phi estão também nas escamas de peixes, presas de elefantes,

MÚSICA


O número de ouro está presente em diversas obras de compositores clássicos, sendo o exemplo mais notável a famosa sinfonia n.º 5, de Beethoven

ARTE


A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, tem a proporção áurea nas relações entre o tronco e a cabeça, bem como nos elementos da face, mas isso é uma característica inerente ao ser humano e tais proporções podem ser encontradas na maioria das pinturas em que a anatomia tenha sido respeitada. Medições feitas por computador mostram que os olhos de Mona Lisa estão situados em subdivisões áureas da tela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário