PHI - 1,618
A INCRÍVEL PROPORÇÃO ÁUREA
Desde que o homem começou a usar números para
contar, sua observação deles fez com que aprendesse muitas coisas.
Com o passar do tempo, o seres humanos começam a notar que existia um
número em especial que parecia estar em todos os lugares, como se ele fosse o
número que determinasse as regras de mundo. Assim surgiu a proporção áurea ou número
de ouro, número
áureo ou proporção
de ouro, Phi (fala-se Fi, não confundir com o número Pi ), é uma constante real algébrica irracional (1,618)
denotada pela letra grega (PHI), em homenagem ao escultor Phidias (Fídias),
que a teria utilizado para conceber o Parthenon,
é freqüentemente chamado razão
de Phidias.
Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3a fileira e assim por diante.
Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3a fileira e assim por diante.
E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas
galáxias as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral
obedecendo à proporção de 1,618
O NÚMERO DA VIDA
· A altura do corpo
humano e a medida do umbigo até o chão.
· A altura do crânio e a
medida da mandíbula até o alto da cabeça.
· A medida da cintura até
a cabeça e o tamanho do tórax.
. medirmos nossa perna e dividirmos o tamanho
dela pela altura do joelho,
· A medida do ombro à
ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo.
· O tamanho dos dedos e a
medida da dobra central até a ponta.
· A medida da dobra
central até a ponta dividido e da segunda dobra até a ponta.
Essas proporções anatômicas foram bem representadas pelo "Homem
Vitruviano, obra de Leonardo Da Vinci.
SEQUÊNCIA FIBONACCI
A proporção áurea também aparece na mundialmente conhecida sequência de Fibonacci, assim quando aplicamos os dois juntos diversas formas do mundo podem ser encontradas, como a espiral de uma concha, nos furacões, no movimento da água, em quadros famosos e até mesmo no formato das galáxias, por isso essas duas coisas quase sempre andam juntas:
RETÂNGULO DE OURO
Em geometria, o retângulo de ouro surge do processo de divisão em média e extrema razão, de Euclides. Ele é assim chamado porque
ao dividir-se a base desse retângulo pela sua altura, obtêm-se o número de ouro 1,618.
PENTAGRAMA
Segmentos do pentagrama estão na proporção áurea, como mostra
a figura. O pentagrama é obtido traçando-se as diagonais de um pentágono
regular. O pentágono menor, formado pelas interseções das diagonais, está em
proporção com o pentágono maior, de onde se originou o pentagrama. A razão
entre as medidas dos lados dos dois pentágonos é igual ao quadrado da razão
áurea.
VEGETAIS
·
Semente de girassol – A proporção em que aumenta o
diâmetro das espirais de sementes de um girassol é a razão áurea.
Folhas das Árvores – A
proporção em que diminuem as folhas de uma árvore à medida que subimos de
altura. Razão do crescimento de seus galhos.
ANIMAIS
·
População de abelhas – A proporção entre abelhas fêmeas e machos
em qualquer colmeia.
·
Concha do caramujo Nautilus – A proporção em
que cresce o raio do interior da concha desta espécie de caramujo
·
Outros – Phi estão também nas escamas de peixes,
presas de elefantes,
MÚSICA
O número
de ouro está presente em diversas obras de compositores clássicos, sendo o
exemplo mais notável a famosa sinfonia n.º
5, de Beethoven
ARTE
A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, tem a proporção áurea nas relações entre o tronco e a cabeça, bem como nos elementos da face, mas isso é uma característica inerente ao ser humano e tais proporções podem ser encontradas na maioria das pinturas em que a anatomia tenha sido respeitada. Medições feitas por computador mostram que os olhos de Mona Lisa estão situados em subdivisões áureas da tela.
REALMENTE CALCULADO.
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