Postagem em destaque

CÂMARA EXTERNA - ROSACRUZ

sábado, 30 de junho de 2018

O MITO DA CAVERNA - PLATÃO


O mito da caverna, de Platão, é uma alegoria mística criada por este filósofo grego, que era discípulo de Sócrates. Esta alegoria está no capítulo VII do seu livro “A República” (de Platão), e conta a história de alguns prisioneiros que viviam no interior de uma caverna escura. Eles estavam presos por correntes e só podiam olhar para frente, para uma parede de pedra. Nesta parede, eram projetadas imagens que vinham de fora, do exterior da caverna, graças à ação de um fogo situado entre os prisioneiros e a saída de sua prisão. Assim, eles ficavam o dia inteiro assistindo um “cineminha” e achavam que a realidade era aquelas imagens. Eles não sabiam que as imagens que assistiam, assim como no cinema e na televisão, não eram o mundo real.

Essas sombras de objetos se misturavam aos ecos e resíduos dos sons que vinham de fora da caverna e criavam a realidade daquelas pessoas. Aquele, por mais insano e doente que possa parecer, era o mundo daquelas pessoas.

Um dia um prisioneiro conseguiu escapar e saiu da caverna. Sentiu o calor do sol, teve contato com uma realidade totalmente nova, com o mundo real com suas infinitas possibilidades.  Ele percebeu que antes estava vivendo numa ilusão, que o mundo real estava fora da caverna e era muito mais bonito do que as imagens deste mesmo mundo projetadas na parede da caverna. Ele voltou à caverna, por compaixão de seus amigos que ainda estavam lá, e tentou convencê-los de que a vida que estavam levando era uma vida de mentiras, de sombras, e que eles deveriam fazer um esforço para conhecer a realidade, que estava fora da caverna. Mas não acreditaram nele, iluminado pelo sol (da razão) o homem esclarecido foi hostilizado e sua insistência inquieta de tal modo aos demais que eles acabam por matá-lo.

Neste Mito platônico temos expressos simbolicamente os conceitos de ilusão, verdade, ignorância, ceticismo e medo de mudanças, mundo limitado, mundo ilimitado, forma, essência. 

É curioso como essa visão oferecida pelo mito da caverna pode ser tão atual. Sair da caverna é um processo difícil. O acesso a esse novo mundo, mantendo as portas abertas ao conhecimento e subida à região superior, pode ser fantástico e estimulante para uns, mas extremamente amedrontador para outros em sua inércia, e continuam  apenas com fragmentos do que é o mundo real…



Nenhum comentário:

Postar um comentário