Postagem em destaque

CÂMARA EXTERNA - ROSACRUZ

domingo, 20 de maio de 2018

O NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO - Roda de Dharma


No budismo conhecemos  o nobre caminho óctuplo,
pois é regido por oito práticas:

COMPREENSÃO CORRETA: Conhecer as Quatro Nobres Verdades de maneira a entender as coisas como elas realmente são, e com isso gerar uma motivação de querer se liberar de dukkha e ajudar os outros seres a fazerem o mesmo.

PENSAMENTO CORRETO: Desenvolver as nobres qualidades da bondade amorosa, não tendo má vontade em relação aos outros, não querendo causar o mal (nem em pensamento), não ser avarento, e em suma, não ser egoísta.

FALA CORRETA: Abster-se de mentir, falar em vão, usar palavras ásperas ou caluniosas, e ao invés disso, falar a verdade, ter uma fala construtiva, harmoniosa, conciliadora.

AÇÃO CORRETA: Promover a vida, praticar a generosidade e não causar o sofrimento através de práticas moralistas.

MEIO DE VIDA CORRETO: Compreender e respeitar o próprio corpo, olhar os outros com amor, compaixão, alegria e equanimidade, que são as quatro qualidades incomensuráveis, e na prática do dia-a-dia, praticar os seis paramitas da generosidade, ética, paz, esforço, concentração e sabedoria. Também inclui ter uma profissão que não esteja em desacordo com os princípios.

ESFORÇO CORRETO: Praticar autodisciplina para obter a quietude e atenção da mente, de maneira a evitar estados de mente maléficos e desenvolver estados de mente sãos.

ATENÇÃO CORRETA: Desenvolver completa consciência de todas as ações do corpo, fala e mente para evitar atos insanos, através da contemplação da natureza verdadeira de todas as coisas.

CONCENTRAÇÃO CORRETA: A partir da concentração, a mente entra em estado contemplativo e em seguida vem o nirvana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário