Postagem em destaque

CÂMARA EXTERNA - ROSACRUZ

sábado, 19 de maio de 2018

TRANSFORMAÇÕES PESSOAIS


TRANSFORMAÇÕES PESSOAIS

Em nossa esfera social, em qualquer camada que vivamos, deparamo-nos com muitas espécies de influências, sendo as principais a religião, a política e as convenções. Devemos nos unir a elas ou evitá-las, sem jamais a elas nos opormos agressivamente, se desejamos felicidade social, a menos que a nossa liberdade ou bem-estar pessoal sejam ameaçados. Se determinada religião não estiver de acordo com as nossas convicções pessoais, a ignoremos. Não nos arvoremos em reformadores, a menos que, repetimos, nossa vida e liberdade pessoais estejam em jogo. Se as convenções sociais nos parecem desarrazoadas, trabalhemos pelos canais devidamente estabelecidos para promovermos uma transformação. Não nos tornemos um cruzado conspícuo e independente. Muitas pessoas têm permanentes dores de cabeça sociais porque estão constantemente, por vontade própria, imiscuindo-se com problemas de terceiros.

Mantenhamos relações de boa vizinhança, mas não nos arvoremos em juiz de nosso vizinho ou seu conselheiro.

Muitos indivíduos se queixam de que a sociedade parece colocá-los no ostracismo. As pessoas que encontram-lhes são hostis. Os membros da sociedade, como um todo, psicologicamente falando, são indiferentes uns para os outros. Eles nem gostam, nem desgostam de outra pessoa, a menos que algo ou alguém lhes dê suficiente razão para assim fazer. É óbvio, portanto, que se não somos queridos por muitas pessoas, ou se todos parecem evitar-nos, é porque demos causa a esse sentimento em virtude de algo que fazemos ou fizemos.

A primeira coisa que o indivíduo deve fazer é analisar-se a si próprio, não perguntando: “Que está errado com a sociedade?”, mas: “Que está errado em mim?” Comece com a sua personalidade. Você irradia felicidade? É triste, tímido? Desconfiado? Arrogante? Afetado? Fleugmático? Ou egoísta? Depois, examine o exterior. Estude a sua aparência. É asseado, limpo e ordeiro? A atração física é muito importante.

Algumas das maiores personalidades mundiais no campo da política, do cinema e do teatro, eram, na verdade, pessoas rudes, mas irradiavam beleza interna e caráter.

Ninguém gosta de companhia ignorante ou insípida, do tipo que provoca bocejos, ao invés de admiração e respeito. A mentalidade cintilante atrai, para si mesmo, amigos de real valor, da mesma forma que um imã atrai limalha de ferro. A espécie de amigos que cada um deve ter é aquela que pode aumentar as nossas qualidades pela associação e conservação. Jamais se fez declaração mais verdadeira do que esta: “Fazemos amigos pelas nossas atitudes, ações e palavras”. Se não gostamos de nossos amigos, ou se não prosperamos pela nossa associação com eles, temos de agradecer unicamente a nós mesmos, pois nós os fizemos. Leia bons livros. Cultive a mente. Tome interesse por uma arte ou atividade cultural. Esteja em dia com os acontecimentos mundiais. Não se conserve estacionário e será envolvido pelo fluxo das mentes progressistas. Fortificará seu caráter com amigos nobres, homens e mulheres capazes e de caráter íntegro.

A Ordem Rosacruz, AMORC se constitui num excelente canal para este aperfeiçoamento pessoal, pois promove o autoconhecimento para o alcance do “Domínio da Vida”



Nenhum comentário:

Postar um comentário